É evidente que o Flamengo vai entrar em campo em busca da vitória sobre o Bolívar, nesta quinta-feira (15), mas o contexto das oitavas de final da Libertadores destaca essa necessidade. O departamento de futebol, com jogadores e comissão técnica, considera crucial construir uma vantagem no jogo de ida pensando na partida de volta, na altitude de La Paz, na Bolívia.
A partida terá início às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã. O confronto decisivo está marcado para o Hernando Siles, no mesmo horário, na próxima quinta-feira (22). Confira todos os embates das oitavas de final da Copa!
O segundo embate promete ser desafiador para o Flamengo, considerando a fase instável do time na fase de grupos. Ambas as equipes compartilharam o mesmo grupo, e o Bolívar liderou, com 13 pontos, enquanto os rubro-negros somaram 10.
O time evoluiu sob o comando de Tite desde a fase de grupos, porém os desafios de atuar no Estádio Hernando Siles, a cerca de 3.600 metros acima do nível do mar, são evidentes. Na segunda rodada do Grupo E, o Bolívar venceu o Flamengo por 2 a 1 em La Paz. No retorno, na quinta rodada no Maracanã, o Rubro-Negro goleou por 4 a 0 e assegurou a vaga no mata-mata.
O histórico do Flamengo em altitudes superiores a 3 mil metros acima do nível do mar destaca a importância de obter um resultado positivo logo no jogo de ida das oitavas de final. Confira!
- 1983 Libertadores – Bolívar 3 x 1 Flamengo, em La Paz (3.640 metros acima do nível do mar)
- 2007 Libertadores – Real Potosí 2 x 2 Flamengo, em Potosí (4.090 metros acima do nível do mar)
- 2008 Libertadores – Cienciano 3 x 0 Flamengo, em Cusco (3.360 metros acima do nível do mar)
- 2012 Libertadores – Real Potosí 2 x 1 Flamengo, em Potosí (4.090 metros acima do nível do mar)
- 2014 Libertadores – Bolívar 1 x 0 Flamengo, em La Paz (3.640 metros acima do nível do mar)
- 2019 Libertadores – San José 0 x 1 Flamengo, em Oruro (3.700 metros acima do nível do mar)
- 2024 Libertadores – Bolívar 2 x 1 Flamengo, em La Paz (3.640 metros acima do nível do mar)
Desafios para Tite
Everton Cebolinha e Viña, lesionados, e Bruno Henrique, suspenso, são desfalques no Flamengo para o jogo desta noite no Maracanã.
Dessa forma, Tite terá que realocar um dos seus jogadores do setor ofensivo para a lateral esquerda. A escolha mais provável é Luiz Araújo, com Gerson ocupando o lado direito.
Por outro lado, o técnico Flávio Robatto deverá fazer diversas alterações na equipe em relação ao jogo anterior.
Vários jogadores deixaram o clube, incluindo o centroavante Chico da Costa. Para o seu lugar, o time boliviano contratou outro brasileiro: Fábio Gomes, ex-Atlético e Vasco.
Flamengo x Bolívar
Flamengo
Rossi; Varela (Wesley), Fabrício Bruno, Léo Pereira (David Luiz) e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, De La Cruz, Gerson e Arrascaeta; Luiz Araújo e Pedro – Técnico: Tite.
Bolívar
Rubén Cordano; Jesús Sagredo, Anderson de Jesús, Diego Arroyo e Alex Granel; Ervin Vaca, Javier Uzeda, Ramiro Vaca e Lucas Chávez; Henry Vaca e Fábio Gomes – Técnico: Flávio Robatto.
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)Assistentes: John Sanchez (COL) e David Alejandro Fuentes (COL)VAR: Juan Ignacio Lara Luco (CHL)
Motivo: Jogo de ida das oitavas de final da LibertadoresLocal: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)Data e horário: 14 de agosto de 2024, às 21h30 (horário de Brasília)
Onde assistir: ESPN e Disney+