Vista aérea revela local do futuro estádio do Flamengo – Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio
O leilão está marcado para as 14h30, no auditório da Prefeitura, na região central do Rio. Hoje, o conselho do Flamengo aprovou oficialmente a participação do clube nessa disputa.
O terreno localizado no Gasômetro possui uma área de 88,3 mil metros quadrados e está situado na Rua São Cristóvão, na Zona Norte. A localização estratégica atrai pela acessibilidade: o novo estádio estaria a menos de 3 quilômetros de distância da Central do Brasil e do Maracanã.
Além disso, a proximidade é de apenas 750 metros da Rodoviária do Rio, podendo ser facilmente acessada através do Terminal Gentileza, construído em uma parte do terreno do Gasômetro.
Utilizando transporte público da Central do Brasil, é possível chegar ao Terminal Gentileza em apenas 20 minutos. Também é viável desembarcar na estação de trem de São Cristóvão e seguir a pé ou utilizar outros meios de transporte até o local.
O pagamento deverá ser feito de forma integral e em dinheiro, em uma conta especificada pela prefeitura, dentro de um prazo de até cinco dias após a publicação do resultado do leilão.
O edital requer a construção de um estádio com capacidade mínima de 70 mil assentos e estabelece uma série de diretrizes a serem seguidas pelos interessados, tais como:
– um plano de mobilidade urbana que favoreça o uso de transporte coletivo e o acesso de pedestres;
– áreas temáticas ao redor do estádio, incluindo museus interativos e zonas de entretenimento;
– calçadas amplas e acessíveis;
– ciclovias conectando o estádio às áreas residenciais e comerciais próximas;
– um projeto de estacionamento adequado, preferencialmente subterrâneo ou em edifício-garagem;
– obrigatoriamente, o projeto deve contemplar o acesso de veículos de transporte individual de passageiros pelas vias internas do bairro de São Cristóvão, com a restrição de acesso pela Avenida Francisco Bicalho.
O Flamengo vinha negociando há alguns anos com a Caixa Econômica Federal, responsável pelo fundo de investimento que detém o terreno. No entanto, devido à dificuldade nas negociações, a prefeitura decidiu intervir para garantir que o estádio seja concretizado, desapropriando o terreno.
Área do Gasômetro que deverá abrigar o novo estádio do Flamengo – Foto: Reprodução Google Maps
Prefeitura do Rio publica edital de leilão do terreno do Gasômetro.