A Copa América de 2019, originalmente com o nome de CONMEBOL Copa América 2019 terá sua 46º edição no Brasil.
Este é o principal torneio de futebol masculino entre as seleções da América do Sul. Essa é a 5º vez que o Brasil recebe a competição, a última vez foi em 1989.
A Copa América tem mais de 100 anos e é a mais antiga do mundo entre seleções de futebol. Em caráter de teste, a primeira edição da Copa América foi realizada em 1910. O torneio foi realizado na Argentina para comemorar o centenário da independência do país.
Participaram dessa primeira edição o Chile, Uruguai e o Brasil, além do país-sede. O primeiro campeão foi o Uruguai, após disputar com a Argentina o jogo final, no Estádio Presidente Perón.
O Brasil era responsável em sediar a Copa América 2015, porém, havia outros eventos importantes no calendário do país como a Copa das Confederações FIFA de 2013, a Copa do Mundo FIFA de 2014 e os Jogos Olímpicos de Verão de 2016. Sendo assim o Brasil trocou com o Chile que sediou o evento naquele ano.
E sediar a Copa América é historicamente positivo para a Seleção. Nas outras quatro vezes em que o Brasil recebeu o torneio, ficou com o título.
Em 2018 foi anunciado pelo Presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) as cinco cidades-sedes que iriam receber os jogos. Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre foram sedes da Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos de Verão de 2016 e foi definido que seriam também as cidades-sedes da Copa América 2019 por possuírem estádios com padrão internacional.
A cidade de São Paulo contará com duas sedes, o Estádio do Morumbi e a Arena Corinthians. O Mineirão, em Belo Horizonte, a Arena do Grêmio, em Porto Alegre (ambos palcos das semifinais), a Fonte Nova, em Salvador, e o Maracanã, no Rio de Janeiro, são os outros estádios do campeonato. O Maracanã será o palco que receberá a final da competição no dia 7 de julho de 2019.
Países que disputarão – Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela são os países que disputarão a competição sul-americana, assim como Japão e Qatar que foram convidados para disputar o torneio.
A Copa América 2020
A Copa América 2020 em sua 47º edição já tem data e países-sedes definidos. Essa é a primeira vez desde 1963 que dois países irão dividir a sede da competição. Argentina e Colômbia receberão os jogos entre 12 de junho e 12 de julho de 2020. A partir desta edição, a Copa América passará a ser disputada em anos pares, simultaneamente ao Campeonato Europeu de Futebol, e terá um novo zoneamento para disputa dos jogos.
Final da Copa América 2019 no Estádio do Maracanã
O Final da Copa América 2019 no Estádio do Maracanã aconteceu no início de julho de 2019. O Maracanã pode ser considerado o estádio mais importante da competição. O palco carioca recebeu cinco jogos do torneio, incluindo a final.
Em meio a impasses sobre a presença do Maracanã na Copa América 2019 devido a problemas de gestão, o estádio mais uma vez recebeu a partida final de um grande evento do país.
A CONMEBOL realizou diversas vistorias no estádio a fim de garantir que esteja enquadrado em todas as normas técnicas e de segurança. Por fim decidiram apenas trocar o gramado no mês que antecede a Copa América 2019.
Jogos Copa América 2019 no Estádio do Maracanã
16 de junho, 19h: Paraguai x Catar (fase de grupos)
18 de junho, 18h30: Bolívia x Peru (fase de grupos)
24 de junho, 20h: Chile x Uruguai (fase de grupos)
28 de junho, 16h: Quartas de final (2º do grupo A x 2º grupo B)
7 de julho, 17h: Final